PCMG

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dados do IBGE: Falta de estrutura para a Polícia Civil de Minas Gerais

Cidades sem Delegados, Investigações que não andam, unidade policiais com equipamentos precários e demora no atendimento no Instituto Médico-Legal (IML). Os problemas, agora, foram constatados também pela Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada dia 26/08/2015.

Levantamento mostra que Polícia Civil de Minas Gerais tem o menor efetivo por habitante da região Sudeste. Os dados mostram que no estado há um Policial Civil para cada 2.113 habitantes.
Em São Paulo, são 1.353 moradores para cada Investigador. No Rio de Janeiro, são 1.546 praticamente o mesmo índice do Espirito Santo (1.545).

Além de ter menor efetivo, Minas também é o estado com maior número de municípios não comtemplados com uma delegacia. Enquanto São Paulo tem delegacias em 96% de suas cidades, o Rio em 90% e o Espirito Santo 85% o percentual em Minas Gerais não ultrapassa 60%. Significa que dos 853 municípios mineiros, 312 não contam com delegacias.


Fonte: Jornal O Tempo

Saiba mais no Link :  Falta Estrutura para a PCMG



Um comentário:

  1. EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR, SENHOR SECRETÁRIO DE DEFESA SOCIAL, E SENHOR SECRETÁRIO DE PLANEJAMENTO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

    I) Considerando que o Concurso Público (Edital PCMG nº 01/2014) para provimento do cargos de Investigador de Policia Civil, já se encontra concluído, com classificação final e devidamente homologado (Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais – Diário do Executivo –pag. 34 a 41 - 07/08/2015);

    II) Considerando que já houve intimação de mais 1.000 (mil candidatos) para entrega de documentos para realização da nomeação e posse no cargo do referido concurso, conforme convocações expedidas na Portaria nº 125/DRS/ACADEPOL/PCMG/2015 (Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais – Diário do Executivo –pag. 41 a 44 - 07/08/2015);

    III) Considerando que os serviços públicos prestados por Investigadores de Policia Civil, por se tratar de segurança pública, constituem demandas e atividades de caráter permanente, essencial e crescente no Estado de Minas Gerais.

    IV) Considerando o aumento de cargos vagos de investigadores da polícia civil, cujo déficit ultrapassa expressivos 5.000 (cinco mil) cargos, o que torna precária, vulnerável e caótica em todo Estado de Minas Gerais a Segurança Pública, especialmente: A) Investigação, prevenção e a repressão de crimes e ilícitos; B) Atividades de fiscalização de trânsito e veículos automotores.

    V) Considerando que o Plano Estadual de Defesa Social 2014/2015 constitui metas e objetivos inescusáveis da Secretaria de Defesa Social e do Estado de Minas Gerais, o qual prevê a nomeação de Investigadores de Polícia para suprir o evidente déficit de policiais civis.

    VI) Considerando que os milhares de aprovados neste certame, empreenderam imensurável esforço em seus estudos, objetivando a aprovação, muitos abdicando de seus empregos e demais atividades familiares, recreativas e sociais para lograr êxito no aludido concurso e ainda, assumindo despesas de aluguel, deslocamento, mudança de cidade, aquisição de equipamentos, móveis e etc.

    VIII) Considerando que a Administração Pública deve ter os seus atos sempre norteados pela transparência e informação, probidade e lealdade, visando sempre o interesse e o bem comum.

    Os candidatos aprovados, dentro do número de vagas e excedentes, bem como cidadãos subscritores da presente petição, vêm, a presença de Vossas Excelências, requerer:

    A) A nomeação IMEDIATA dos candidatos aprovados no Concurso Público de Investigador de Polícia (Edital PCMG nº 01/2014), já convocados nos termos da Portaria nº 125/DRS/ACADEPOL/PCMG/2015 (Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais – Diário do Executivo –pag. 41 a 44 - 07/08/2015);

    B) O estabelecimento de um cronograma oficial e publicado na Imprensa do Estado Minas Gerais contendo a previsão de:

    - Quantidade de Nomeados na Primeira e nas turmas posteriores, incluindo excedentes;

    - Data de Nomeação, Posse e Exercício (início do curso de Formação Policial) dos novos servidores investigadores de polícia.

    Nestes Termos, Aguardamos Deferimento.

    Minas Gerais, 01 de Setembro de 2015.

    site: http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR84405

    ResponderExcluir